Observar o que gera debate na internet e buscar compreender os temas com um olhar crítico é uma estratégia inteligente para quem vai fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Isso porque a prova costuma utilizar como conteúdo debates e comportamentos da sociedade brasileira, e as redes sociais podem ser espaços férteis para estudos durante a preparação.

Por que o Enem se conecta com o que está nas redes?
Assuntos que viralizam nas redes geralmente têm relação com questões sociais, culturais e tecnológicas que o Enem valoriza. Discussões sobre saúde mental, inteligência artificial, sustentabilidade, discursos de ódio, fake news, consumo consciente e influência digital, por exemplo, aparecem tanto em publicações online quanto nas provas e redações dos últimos anos.
O Enem costuma transformar esses temas em situações-problema nas questões objetivas, especialmente nas áreas de Linguagens, Ciências Humanas e Redação. É comum que os textos de apoio tragam fragmentos de reportagens, publicações de sites e até discussões típicas da internet, exigindo que o estudante interprete dados, argumentos e posicionamentos críticos. Assim, o que está em alta nas redes pode facilmente se tornar base para perguntas que cobram análise, reflexão e leitura de mundo.
O comportamento digital também pode ser tema
Outro ponto que pode ser utilizado como debate é o próprio comportamento digital dos jovens. É possível que algumas questões ou até a redação abordem ética, cidadania e responsabilidade no ambiente virtual. Afinal, as redes sociais tanto refletem o que está acontecendo no mundo quanto influenciam diretamente comportamentos e opiniões.

Estude com o que está no seu feed
Assim, ao invés de cortar o uso das redes sociais durante a rotina de estudos, vale a pena consumir esse conteúdo como ferramenta de pesquisa, avaliando os principais assuntos em alta e seus impactos sociais. Essa é uma forma de enriquecer seu repertório e se manter atualizado para desenvolver bons argumentos.
Pega essa dica
Uma boa ideia é seguir perfis e páginas que tratam de temas atuais com embasamento, ler comentários de diferentes pontos de vista e praticar escrever sobre esses assuntos.