segunda, 02/02/2026, às 16:02

Estudante CEV é aprovada em Aeronáutica e Medicina nas mais renomadas universidades do Brasil

Uma colecionadora de medalhas em olimpíadas científicas é agora também uma colecionadora de aprovações no vestibular. A medida que as universidades divulgam suas listas de aprovados, Jamile Rafaela comemora sonhos realizados, inclusive aprovações nos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia Aeronáutica na Universidade de São Paulo (USP).

Jamile é mais uma estudante piauiense que aparece em destaque nacional, despontando principalmente na área da ciência. Estudante do CEV Colégio e do CEV+CPC Vestibulares, a jovem também conquistou o 1º lugar em Engenharia Mecânica na Universidade Estadual Paulista (Unesp) e acaba de receber o resultado de aprovada em Medicina na Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Orgulho de suas raízes

Natural de Landri Sales (PI), Jamile é aluna do CEV desde o 7º ano do Ensino Fundamental. Inspirada no pai, que é engenheiro civil, e decidida a alçar voos mais altos, começou a se dedicar às olimpíadas de conhecimento no 9º ano, logo ingressou na turma olímpica da escola e revelou um talento extraordinário.

Contando um pouco da sua caminhada até as atuais conquistas, Jamile destaca de onde vem a força para seguir uma trajetória que exige muito foco e determinação.

“Boa parte de quem eu sou vem das minhas raízes na minha cidade, na roça. Porém, eu sempre soube que queria estudar algo fora do comum. Com o passar do tempo, pesquisando cursos e fazendo olimpíadas científicas, vi como o mundo das ciências é algo amplo e cheio de oportunidades. Descobri, então, a engenharia mecânica, que é muito bonita. Isso me arrepia”, confessa.

Olimpíadas científicas deram o impulso 


A partir da 2ª série do Ensino Médio, a estudante decidiu desacelerar das competições para focar no vestibular, mas confessa que esse percurso nas olimpíadas foi fundamental na sua preparação. “Eu me sentia em casa na turma olímpica, assim cheguei ao 3º ano bem adaptada em relação a estudar a longo prazo. Na verdade, o CEV sempre me deixou confortável para buscar meus sonhos. Tenho certeza que minhas aprovações estão ligadas a isso, a esse abraço de toda a equipe”, declara.

Método que forma campeões

No último ano de estudos pré-vestibular, Jamile potencializou a rotina com o Método Focus do CEV+CPC, que vem ganhando destaque por auxiliar os alunos nas aprovações. A fórmula do sucesso inclui estudo prévio do conteúdo, minissimulados e apoio de mentores, levando a um método ativo, que prepara também de forma estratégica para as provas.

“Senti que na escola eu tinha uma rede de apoio somada com o que estudava em casa. Esse método ativo com muita resolução de questões, me mostrou que fazia sentido ir nesse caminho. Agora a universidade não é mais um ‘talvez’, é realidade. Escolhi ir para a USP pelo desafio e pelas oportunidades. Por isso, eu digo que é possível alcançar seus objetivos, com muita dedicação, mas com respeito aos seus limites. A luta é diária, mas a vitória é doce no final”, conclui Jamile.

Comente!