Começaram neste domingo (03) as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), trazendo inicialmente 90 questões das áreas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias e Redação. A prova abordou temas bastante atuais e exigiu dos candidatos, principalmente, habilidades interpretativas.
O professor da área de Linguagens do CEV Colégio, Alex Romero, analisou o caderno de questões do primeiro dia e pontuou suas impressões.
“A prova de Linguagens trouxe algo peculiar, com muitas questões nos aspectos culturais, além de tópicos como patrimônios linguísticos, variações linguísticas e a própria cultura afro-brasileira, tema da redação. Na prova de Humanas também encontramos questões na zona da cultura, mostrando uma interdisciplinaridade comum ao Enem. Já a prova de Artes, veio com um padrão um pouco mais elevado. Em geral, questões bem mais verbais”, avalia o professor.
Estudantes gostaram do tema da redação
Sobre a redação, que sempre gera bastante expectativa entre os estudantes, a professora Fernanda Castro revela que comemorou a temática, já que seus alunos trabalharam durante todo o ano um repertório rico em argumentos a respeito das minorias.
“É um eixo temático recorrente no Enem. Esse é o terceiro ano consecutivo que traz esse tipo de recorte no contexto de elencar desafios. Muitos alunos me relataram que gostaram bastante e estão confiantes, porque se sentiram ‘em casa’. Um ponto forte nesse tipo de conteúdo é envolver o contexto histórico. Apontar livros e filmes que fazem parte do seu repertório também é algo interessante”, destaca Fernanda.
No próximo domingo (10), os alunos retornam aos seus locais de prova para a segunda etapa do Enem. Serão mais 90 questões, desta vez das áreas de Ciências da Natureza e Matemática. O gabarito oficial será liberado no dia 20 de novembro, enquanto o resultado final está marcado para 13 de janeiro do próximo ano.
Assista entrevista da professora Fernanda Castro na TV Cidade Verde