segunda, 03/02/2025, às 17:02

Passei no vestibular! Veja dicas de quem acaba de conquistar a aprovação

Conquistar uma vaga no ensino superior é, para muitos, a realização de um sonho, alcançado com muito esforço e dedicação. Após abdicar de momentos de diversão para focar nos estudos, manter o ritmo mesmo com o cansaço e até pensar em desistir, a aprovação representa a maior vitória dessa jornada, momento de orgulho para os alunos e suas famílias.

Com muitas aprovações em universidades públicas de todo o Brasil, o CEV reuniu dicas de alunos que passaram pela árdua preparação para o vestibular e agora comemoram a conquista de uma vaga no ensino superior. Conheça algumas dessas histórias de sucesso que são inspiração para mais jovens realizarem o sonho.

Método inovador

Grazielle Martins está na lista de aprovados para o curso de Medicina da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Para ela, a fórmula do sucesso é esforço e consistência.

“Segui uma rotina de estudos bem definida, fazendo meu melhor todos os dias, revisando o conteúdo, resolvendo questões e já estudando o que veria no dia seguinte em aula. Esse é o Método Focus que me ajudou demais. Tem que ter disciplina, estudar de forma correta, sempre acreditando que vai passar. Quando chegar o cansaço, precisa dar um tempo, para depois voltar melhor. Saiba que depende de você. Todo mundo erra, mas é importante identificar e saber corrigir suas falhas”, aconselha Grasielle.

Boa estratégia

O Paulo Gerne fala com propriedade sobre dedicação e bons resultados. A conquista dele em 2025 foi em dobro: aprovado em 2º lugar para Direito na UFPI e Engenharia Química na Universidade de São Paulo (USP). Paulo organizou seu tempo entre as disciplinas do 3º ano do Ensino Médio e dois cursos isolados do CEV+CPC

“Precisava reforçar um pouco mais a Matemática e a Redação, por isso busquei ajuda nessas disciplinas e percebi que fez total diferença no meu desempenho no vestibular. No dia a dia, minha estratégia foi responder muitas questões sobre o conteúdo do dia, me dedicar aos simulados, contando com apoio dos professores e mentores, que são alunos que já passaram no curso que a gente deseja. Essa força me deixou mais seguro para tirar dúvidas enquanto estudava em casa. Acredito que revisar o conteúdo do dia é a melhor forma de fixar o aprendizado”, destaca Paulo.

Sonhar e seguir

Quézia Araújo tem apenas 18 anos e agora também é acadêmica de Medicina da UFPI. Com dificuldades de aprendizagem durante a pandemia, ela conta que é possível, sim, superar todos os obstáculos.

“Não sou do tipo de pessoa que desiste fácil, mas pensei em parar diversas vezes pelo cansaço mental. Por isso eu digo para não desistir. Muitas dificuldades surgirão, mas você vai conseguir, terão pessoas incríveis no seu caminho, para te auxiliar e incentivar. Pare de se comparar com as outras pessoas, cada um tem sua história, abrace seu sonho e siga em frente”, enfatizou Quézia.

Comente!