Matemática, Química e Física costumam ser disciplinas temidas por muitos alunos. Com seus cálculos e conteúdos que exigem concentração, a área de Exatas pode ser um obstáculo quando se busca apenas decorar fórmulas. Com método, disciplina e apoio adequado, essas matérias deixam de ser um problema e passam a ser uma oportunidade de desenvolvimento intelectual e conquista de bons resultados.
Leonardo Gomes, professor de Matemática do CEV+CPC Vestibulares, explica que o melhor caminho é compreender, de fato, os conceitos e saber as estratégias para aplicá-los. “Eu sempre falo que o aluno não pode acumular conteúdo. O que foi estudado no dia deve ser reforçado em casa no mesmo dia. É fundamental treinar com foco e confiança no processo, pois a evolução vem com a persistência”, destaca Leonardo.

Segundo o professor, há pelo menos cinco dicas essenciais para melhorar os estudos nas disciplinas Exatas. Confira as dicas:
1 - Foque no conteúdo base
As dificuldades geralmente começam nos conteúdos básicos mal compreendidos. Antes de avançar, revise operações fundamentais, conceitos iniciais e definições. Uma base sólida facilita o entendimento de temas mais complexos, além de ser a maior parte dos assuntos cobrados nas provas de vestibular.
2 - Faça um estudo prévio
Antes de cada aula, o ideal é que o aluno já tenha entrado em contato com o conteúdo, assim pode aproveitar melhor a explicação do professor e tirar as dúvidas imediatamente.
3 - Pratique com questões
A melhor estratégia de estudo dessas disciplinas é a prática, fazer muitas questões, simulados, atentar para a correção dos simulados, identificando onde estão os principais erros e acertos.
4 - Estude com regularidade
Já que a área de Exatas exige muito treino, é importante estudar um pouco todos os dias, treinando também as habilidades de otimização do tempo na resolução de questões.
5 - Entenda as fórmulas
Evite decorar fórmulas sem compreender sua aplicação. Saber em que situações e porquê devem ser usadas aumenta a segurança em sua utilização.
.

